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Atualmente, mais do que nunca, vários estabelecimentos de hotelaria estão a tomar medidas para garantir a segurança quer dos seus hóspedes, quer dos seus associados. Há cerca de 10 milhões de quartos de hotéis na Europa, pelo que existe um conjunto de regras a serem seguidas por parte de diversas entidades hoteleiras. A Gondofresh hoje traz-lhe algumas das medidas mais importantes a ter em vista no caso de ter um hotel a seu cargo nestes tempos de COVID em que vivemos.
Medidas tomadas por vários hotéis europeus
- Manter a higiene das mãos através de uma lavagem adequada e frequente das mesmas;
- Providenciar formação contínua a todos os funcionários de um hotel relativamente a protocolos de limpeza, bem como em quais os produtos de higiene a serem usados;
- Aplicar os protocolos relativamente à limpeza a quartos de hóspedes após a partida de um hóspede e a chegada de um novo.
- Aumentar a frequência da limpeza e desinfeção dos espaços públicos do estabelecimento, mais especificamente na receção, elevadores e seus botões, puxadores de portas, casas de banho públicas e chaves de quartos.
- Usar 1000 ppm de cloro ou outros produtos químicos durante a desinfeção, bem como roupas, esponjas e sacos específicos devidamente identificados para evitar uma contaminação cruzada.
- No caso de móveis que tenham superfícies mais macias (como por exemplo, sofás e colchões), recomendamos que proceda a uma limpeza a vapor.
Como proceder no que toca à desinfeção de diversos tipos de espaços
- Antes de entrar na sala em causa é importante que a pessoa que está encarregue da limpeza entre com máscara e luvas, bem como que tenha à mão sprays e líquidos desinfetantes adequados para diversos tipos de superfícies.
- Onde houver roupa de cama, trate de recolhe-la e lavá-la a 65ºC durante cerca de 10 minutos, ou a 71ºC por apenas 3 minutos.
- Tenha preparada uma lista de locais e pontos que devem ser desinfetados diariamente, de entre os quais destacamos: todos os pontos de contacto na receção, escadas, corredores, elevadores, zonas de piscinas, vestiários, sanitários públicos, terraços, entre outros.
- No caso de ter informações relativamente a um caso positivo de COVID-19 no seu hotel, certifique-se de contactar de imediato as autoridades sanitárias para obter informações sobre os passos a serem dados tanto com os seus hóspedes como com os seus funcionários.
- Ainda dentro de situações em que seja detetado um caso positivo, procure realizar um protocolo adicional de de limpeza e e desinfeção nas áreas comuns do hotel, assim como nas salas onde se sabe que a pessoa que acusou positivo esteve. Certifique-se de que o quarto no qual o hóspede está seja selado e prepare um procedimento para a recuperação do quarto com foco na sua desinfeção completa.